image

Catarata

A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. Causa uma diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida (que é a forma mais frequente da doença).

O tratamento é cirúrgico que consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado Faco-emulsificação com implante de lente intra-ocular, onde após a retirada completa da catarata, é implantada uma nova lente.

  • Lentes multifocais
  • Lentes acomodativas
  • Lentes tóricas para astigmatismo

Cirurgia Refrativa

É um procedimento cirúrgico que visa a diminuição ou eliminação da miopia, hipermetropia e astigmatismo, que acaba por perder a dependência dos óculos/lentes de contato. É realizado através de um laser que muda o formato da córnea, dispomos do STAR S4 IR® Excimer Laser System da Abbott.

A cirurgia pode ser convencional, com correção apenas do grau do paciente, sendo que no nosso setor dispomos do VSS para uma ablação asférica, gerando menos desconforto na visão noturna do paciente. Ou a cirurgia pode ser personalizada, seu diferencial é corrigir também as aberrações de alta ordem (imperfeições do olho que tornam as imagens menos nítidas, principalmente com pouca luz). Para criar o programa que irá orientar a cirurgia personalizada baseada em frentes de onda, é necessário fazer um exame chamado aberrometria que calcula as imperfeições e as irregularidades da córnea, assim tornando a cirurgia única para cada paciente. No nosso setor contamos com o iDesign – AdvanceWaveScan Studio da Abbott.

Entre as técnicas mais utilizadas temos:

Lasik: este método implica na criação de um flap na córnea (uma “tampa” originada em uma das camadas mais grossas da córnea), o qual é recolocado após a aplicação do laser na camada corneana chamada estroma.

No Santa Cruz Laser Center Oftalmologia utilizamos o laser de Femtonsecond (IFS da Abboot) para a confecção do flap corneano, com a ausência de cortes e riscos que a técnica com o uso do microcerátomo traz. Ele baseia-se apenas na separação entre as fibras de colágenos do tecido corneano, dando sequencia a um pós-operatório livre de dor e incômodos.

PRK: consiste na raspagem da camada mais externa da córnea (epitélio), e aplicação do laser no estroma. Nesta técnica não há a confecção do flap corneano, uma vez que se chega à camada desejada através da retirada do epitélio, o qual é refeito posteriormente pelo próprio organismo.

GLAUCOMA

É uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A pressão intra-ocular (PIO) elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo contudo uma relação direta entre um determinado valor da PIO e o aparecimento da doença, ou seja, enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter PIO elevada durante anos sem apresentar lesões.

Realizamos cirurgia de Trabeculectomia e Implante de Válvula de Drenagem.

A Trabeculectomia consiste na criação de uma comunicação do espaço intra-ocular anterior ao espaço subconjuntival.Deste modo, a pressão diminui por aumento de volume para a distribuição do líquido, bem como a absorção do mesmo pelos vasos sangüíneos conjuntivais.

O Implante de Válvula de Drenagem é uma técnica em que se implanta um dispositivo artificial que funciona como uma válvula, também comunicando o espaço intraocular, com o subconjuntival..É uma técnica reservada para o caso de tentativas falhas com a trabeculectomia, em casos de glaucoma neovascular, e em alguns glaucomas congênitos (também após falha de técnicas padrão para este tipo de glaucoma).

CERATOCONE

U ma doença não inflamatória da córnea, de caráter progressivo e muitas vezes hereditário que acomete ambos os olhos de forma desigual.

A córnea vai se tornando mais fina e fraca, encurvando-se e ocasionando altos graus de miopia e astigmatismo que consequentemente diminuem a visão.

No Santa Cruz Laser Center Oftalmologia dispomos dos aparelho para Crosslink, o UV-X e o IFS da Abbott para a tunelização do Anel Intraestromal.

O Crosslink (CXL) da córnea é um tratamento cirúrgico que tem a finalidade de aumentar a resistência da córnea, aumentando sua estabilidade e evitando ou diminuindo a sua progressão, com aplicação de vitamina B (Riboflavina) e exposição a luz ultravioleta (UV-X da Mediphacos).

O objetivo do Implante de Anel Intraestromal é regularizar a superfície corneana, de tal forma que a visão possa ser restabelecida de forma complementar com o uso de óculos ou mesmo de lente de contato.Consiste na implantação de um “semi” anel transparente formado de um material rígido na camada interna da córnea chamada estroma. Para a implantação desse anel é necessário a confecção de um túnel que é feito pelo IFS da Abbott, conferindo uma altíssima precisão no procedimento, rapidez e dispensando cortes.

Plástica OCULAR

  • Blefaroplastia
  • Lifting e mini-lifting
  • Preenchimento com ácido hialurônico
  • Botox
  • Rejuvenescimento facial
  • Peeling
  • Resurfacing

PEQUENOS PROCEDIMENTOS

  • Calázio
  • Pterígio
  • Transplantes conjuntivais
  • Conjuntivoplastia